DOM - Diário Oficial do Município
Quarta-feira, 27 de Agosto de 2008
Ano XIV - Edição N.: 3164
Poder Legislativo
Câmara Municipal

Full Page Test

    PERSONALIDADES SÃO HOMENAGEADAS COM A ENTREGA
    DO GRANDE COLAR DO MÉRITO DO LEGISLATIVO MUNICIPAL
Ao discursar ontem, 26 de agosto, durante a solenidade de entrega do Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal, que tem como patrono o escritor João Guimarães Rosa, o presidente da Câmara Municipal, vereador Totó Teixeira (PR), agradeceu em nome da cidade a contribuição dada pelas 61 personalidades homenageadas.
Totó realçou a importância do escritor mineiro, autor, entre outras obras literárias, do livro "Grande Sertão Veredas", traduzido para diversos idiomas. O presidente lembrou das cerimônias anteriores que tiveram como patronos o advogado mineiro Raimundo Cândido, em 2006, e o arquiteto Oscar Niemeyer, em 2007.
A filha do patrono, a também escritora Vilma Guimarães Rosa Reeves, participou da entrega do Grande Colar e recebeu do vereador Totó Teixeira uma placa com o registro da solenidade, que coincide com as comemorações do centenário de seu pai.
A placa contém a transcrição de página do livro "Relembramentos: Guimarães Rosa, Meu Pai", de autoria de Vilma. Nascida em Itaguara, pelas mãos do próprio pai, que era médico, a filha disse que "é uma honra receber a homenagem" e agradeceu à Câmara Municipal por lembrar da memória de seu pai.
Vilma já lançou a terceira edição de seu livro em Cordisburgo, terra natal de seu pai, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, comemorativa também ao centenário do escritor, que morreu aos 59 anos, exatamente no dia 19 de novembro de 1967.
Antes de vir estudar no Colégio Arnaldo em Belo Horizonte, graduando-se depois em Medicina, João Guimarães Rosa morou em outras cidades mineiras, entre elas, São João del-Rei, onde ele conviveu com os frades franciscanos. Ele tomou posse na Academia Brasileira de Letras em 13 de novembro de 1967. Seis dias depois, ele morreu.

Homenageados
Na abertura da solenidade, o Hino Nacional foi executado pelo saxofonista da Polícia Militar, soldado Tiago Gonçalves Ramos. Depois, o Grupo Miguilim, formado por crianças e adolescentes da cidade de Cordisburgo, narrou estórias de autoria do escritor, sob a coordenação da professora Dôra Guimarães. Um vídeo sobre o escritor mineiro foi exibido no Plenário Amynthas de Barros, local da cerimônia.
O orador oficial da solenidade foi o comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Júlio Soares Moura Neto, que falou em nome dos agraciados, destacando os laços fraternos entre a Marinha e Minas Gerais.
Participaram também da cerimônia os vereadores membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal: o 1º vice-presidente Henrique Braga (PSDB); o 2º vice-presidente Alexandre Gomes (PSB); o secretário-geral Ovídio Teixeira (PV); a 1º secretária Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB); o 2º secretário Valdir Antero Vieira, o 'Índio' (PTN); e o corregedor Anselmo José Domingos (PTC); além de outros parlamentares.
Entre os 61 agraciados estiveram o general de Divisão José Mário Facioli, comandante da 4ª Região Militar do Exército; o brigadeiro-do-ar José Geraldo Ferreira Malta, comandante do CIAAR (Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica); e o coronel Ricardo Luís Morais Antunes, chefe do Estado- Maior da 4ª Região Militar.
Outros destaques foram: a ministra do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha; o deputado federal Mário Heringer; os deputados estaduais Jayro Lessa e Célio Moreira; o procurador-geral de Justiça Adjunto Jurídico, Alceu José Torres Marques; o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt; o diretor-presidente da V&V do Brasil, Flávio Roberto Silva de Azevedo; os empresários Levi Nogueira, Modesto Araújo, Eduardo Gribel, Gustavo Santana de Vasconcellos Moreira, Maurício Ludgero Siqueira, Valentino Rizzioli, Virgílio Martins de Abreu Filho, Antônio Eduardo Baggio, Sérgio Cavalieri, Ricardo Antônio Vicintin, Antônio Claret de Oliveira e Domingos Sálvio Teixeira; o presidente do Sindicato das Empresas Lotéricas, Comissionários e Consignatários do Estado de Minas Gerais, Marcelo Gomes Araújo.
Também receberam o Grande Colar a pastora Selma Ângela de Morais Ribeiro Cantagalli, ministra da Igreja do Evangelho Quadrangular; o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal, Afonso Ligório de Barros Cotta; o ambientalista Franklin Oliveira; os médicos Neylor Lasmar, Thadeu Rezende Provenza e José Antônio de Paula Lima; o Grão Mestre-Presidente da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, Antônio José dos Santos; o Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil-Minas Gerais, Eduardo Teixeira de Rezende; o padre Joel Roberto Alvim Carreia Júnior, pároco da Igreja de São Sebastião e São Vicente.
Na relação, estiveram os ex-presidentes da Câmara Municipal, César Masci, Sérgio Ferrara (falecido recentemente), Betinho Duarte e Silvinho Rezende; o ex-vereador Roberto Salles Barbosa, também falecido; o jornalista Rubem Ur Rocha; o procurador Guilherme Nunes de Avelar Neto; o cirurgião plástico Teófilo Braz Taranto Goulart; o capitão PM Flávio Antônio Silva Augusto; a superintendente de Limpeza Urbana (SLU), Sinara Inácio Meireles Chenna; o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Robledo Pinto Coimbra; o padre Mário Pozzoli, presidente da Associação Projeto Providência; a atriz Wilma Henriques; o pastor Otávio Fernandes de Souza, da Igreja Batista Getsêmani; o juiz Herbert José Almeida Carneiro, 2º vice-presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.
E ainda: Armando Carmo Couri, vice-presidente da Fundação Libanesa de Minas Gerais; Márcio Lobato Rodrigues, delegado do Detran-MG; Ildete Ferreira de Sousa, diretora da Escola Estadual Coronel Vicente Torres Júnior; Oswaldo Lino Pimentel Filho, presidente do Núcleo Vida; o jurista Sacha Calmon; o engenheiro Pedro Carlos Garcia Costa; e Edson Moreira da Silva, chefe do Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa.
As instituições homenageadas foram o Colégio Sacré-Coeur de Marie; a Abigraf-MG (Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional de Minas Gerais); o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais; o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (MG); e a Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte.

versão de impressão  Voltar
.
Calendário ano de:
pesquisa
   Assunto:
   
   Critério:
   Com todas as palavras
   Com a expressão
   Com qualquer uma
     das palavras
 
   Período:
   data inicial
   data final  
.
pesquisa avançada