DOM - Diário Oficial do Município
Wednesday, November 27, 2019
Ano XXVI - Edição N.: 5906
Poder Executivo
AA-Secretaria Municipal de Educação

PORTARIA SMED Nº 333/2019


A Secretária Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais e, visando a atender ao princípio da publicidade;

RESOLVE:


Art. 1° - Abrir o processo de seleção de livros literários que comporão o Vll kit de Literatura Afro-brasileira, Africana e Indígena do Ensino Fundamental e o III kit de Literatura Afro-brasileira, Africana e Indígena da Educação Infantil 2020.

§ 1º - Os kits supracitados serão destinados às bibliotecas das escolas municipais de Belo Horizonte e espaços multiúso da Educação Infantil, nas redes próprias e parceira.

§ 2º - O Vll kit de Literatura Afro-brasileira e Indígena do Ensino Fundamental e o lll kit de Literatura Afro-brasileira, Africana e Indígena da Educação Infantil serão compostos de 10 (dez) títulos cada.


Art. 2° - Definir os seguintes critérios básicos para indicação e aquisição dos títulos:

§ 1° - Os livros indicados deverão ser de Literatura Literária, informativos teóricos ou especializados e obras de referencia (dicionários, guias fontes de informação) sobre as temáticas História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena.

§ 2° - As obras entregues para avaliação deverão atender às normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa vigente no território nacional, salvo as Literaturas africanas, indígenas e das comunidades tradicionais, quando a dispensa dessa adequação for justificável.

§ 3° - Não serão selecionados livros que compuseram edições dos Kits anteriores.

§ 4° - Somente pessoas jurídicas poderão inscrever títulos, estes devem fazer parte dos catálogos de editoras em atuação no mercado editorial nacional.

§ 5° - Cada editora deverá:

I - encaminhar um exemplar de cada título, relacionando-os em papel timbrado, conforme modelo anexo 2, com os respectivos preços de capa e o preço com deságio de, no mínimo, 55% do valor de capa;

II - informar também, conforme modelo anexo 2, a(s) versão(ões) acessível(is) disponível(is), em formato aberto, e o(s) respectivo(s) preço(s) com deságio de, no mínimo, 55%;

III - anexar cópia de três notas fiscais, anteriores à publicação desta Portaria, que comprovem o preço de capa; e

IV - anexar documento que comprove a exclusividade na comercialização da obra.


§ 6° - Cada editora poderá indicar, no máximo, 10 (dez) títulos, para o processo de seleção. No caso de coleções, cada livro será contado como 1 (um) título.

§ 7° - A avaliação e a seleção das obras seguirão os critérios definidos no Anexo 1 desta Portaria.

§ 8° - A Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte se reserva o direito de não emitir parecer sobre as obras analisadas.


Art. 3° - Definir as regras de entrega dos exemplares para análise:

§ 1º - O período para as indicações de títulos, pelas editoras, será de 20/1/2020 a 31/1/2020, em dias úteis, de 09h00 às 12h00 e de 14h00 às 17h00.

§ 2° - Os livros para análise deverão ser entregues na Gerência de Bibliotecas, à rua Carangola, 288, 1° andar, bairro Santo Antônio.

§ 3° - Após divulgação do resultado da avaliação, que será publicado através da portaria do DOM e ocorrerá até 180 dias após a data final de entrega dos livros para seleção, as editoras que tiverem obras selecionadas deverão enviar, ao prazo de 10 (dez) dias úteis, contados a partir da publicação do referido resultado, e para o mesmo endereço citado no paragrafo 2º deste artigo, 1(um) exemplar de cada obra selecionada, juntamente com um exemplar da versão acessível ou das versões acessíveis de cada título selecionado.

§ 4º - O não cumprimento do parágrafo 3º do Art. 3º eliminará automaticamente a obra da seleção.

§ 5º - O exemplar entregue para análise, conforme definido no parágrafo 3º do Art. 3º, certifica que os exemplares que serão fornecidos nesse processo serão idênticos ao que foi analisado.

§ 6º - As versões acessíveis deverão ser da mesma edição da versão impressa e serão avaliadas por especialistas.


Art. 4° - Definir a composição da Comissão de Seleção dos Títulos apresentados pelas editoras:

I - representantes da Secretaria Municipal de Educação; e

II - consultores especialistas em literatura.


Art. 5º - A seleção da obra não gerará direito à contratação com o município de Belo Horizonte.

§ 1º - Ocorrendo a contratação, deverão ser observados os critérios estabelecidos nesta Portaria.

§ 2º - Os exemplares adquiridos, conforme definido no parágrafo 1o do Art. 1o, deverão ser entregues diretamente nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, incluindo as unidades escolares da Rede Parceira.

§ 3º - Os pagamentos somente serão efetuados mediante a apresentação dos recibos de entregas dos exemplares, devidamente assinados pela equipe da biblioteca escolar, nas escolas indicadas pela Gerência de Bibliotecas.


Art. 6° - Os casos omissos serão analisados pela Secretaria Municipal de Educação.


Art. 7º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.


Belo Horizonte 21 de novembro de 2019


Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben

Secretária Municipal de Educação


ANEXO 1


Critérios de avaliação e seleção das obras


Anualmente, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), oferece obras de literatura no kit de Literatura Afro-brasileira, Africana e Indígena do Ensino Fundamental e da Educação Infantil disponibilizado a todos(as) estudantes nas bibliotecas das escolas municipais de Belo Horizonte e espaços multiúso da Educação Infantil, nas redes próprias e parceira.

Esta política visa à ampliação do processo de leitura dos estudantes de nossa Rede, ao oferecer a eles e a seus familiares a possibilidade de acesso a esta literatura, potencializando, assim, a criação de um ambiente familiar de leitura e o estreitamento do contato com os livros literários afro-brasileiros, africanos e indígenas, desde a infância.

A SMED contribui, dessa forma, para o acesso a um bem cultural imprescindível e ainda de difícil acesso à população de nosso país, investindo na importância da literatura para a formação de leitores críticos e autônomos. Ao distribuir disponibilizar acervos diferenciados, propicia a ampliação do repertório cultural, estético e crítico dos estudantes, além de suas experiências como leitores de textos literários, em suas múltiplas e ricas possibilidades de leitura.

Para avaliação e seleção das obras, são usados como referência os critérios abaixo.


1. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO


Os acervos serão compostos por obras de diferentes tipos e gêneros literários de forma a fornecer aos leitores um panorama da literatura brasileira e estrangeira.


A qualidade do texto, a adequação dos temas aos interesses do público-alvo, a representatividade das obras e os aspectos gráficos serão considerados critérios para a seleção de uma determinada obra.


Assim sendo, a avaliação recairá sobre os seguintes aspectos:


1.1. Qualidade do texto


Os textos literários devem contribuir para ampliar o repertório linguístico dos leitores e, ao mesmo tempo, propiciar a fruição estética. Para tanto, serão avaliadas as qualidades textuais básicas e o trabalho estético com a linguagem. Serão objeto de avaliação a exploração de recursos expressivos e/ou outros ligados à enunciação literária; a consistência das possibilidades estruturais do gênero literário proposto; a adequação da linguagem ao público pretendido; a coerência e a consistência da narrativa; a ambientação; a caracterização das personagens e o cuidado com a correção e a adequação do discurso das personagens a variáveis de natureza situacional e dialetal; o desenvolvimento do tema em harmonia com os recursos narrativos. No caso dos textos em verso, será observada a adequação da linguagem ao público a que se destina, tendo em vista os diferentes princípios que, historicamente, vêm orientando a produção e a recepção literária, em especial os que se referem à exploração dos aspectos melódicos, imagéticos e/ou visuais na produção poética. No caso das traduções, é importante que sejam mantidas as qualidades literárias da obra original.


No caso das histórias em quadrinhos será considerada como critério preponderante a relação entre texto e imagem e as possibilidades de leitura das narrativas visuais.


Não serão selecionadas obras que apresentem clichês ou estereótipos saturados.


1.2. Adequação temática


Serão selecionadas obras com temáticas diversificadas, de diferentes contextos sociais, culturais e históricos. Essas obras deverão estar adequadas à faixa etária e aos interesses das crianças da educação infantil, do ensino fundamental e de jovens, adultos e idosos da EJA. Entre outras características, serão observadas a capacidade de motivar a leitura; a exploração artística dos temas; o potencial para propiciar uma experiência significativa de leitura – autônoma ou mediada pelo professor – e para ampliar as referências estéticas, culturais, étnicas e éticas do leitor, contribuindo para a reflexão sobre a realidade, sobre si mesmo e sobre o outro.


No caso das obras em verso, essas deverão propiciar a interação lúdica na linguagem poética.


Os textos literários deverão evitar conduzir explicitamente opinião/comportamento do leitor, mas, ao contrário, deverão proporcionar um grau de abertura que convide à participação criativa na leitura, instigando o leitor a estabelecer relações com suas experiências anteriores e outros textos.


Não serão selecionadas obras que apresentem moralismos, preconceitos, estereótipos ou discriminação de qualquer ordem. Da mesma forma, não serão selecionadas obras que apresentem didatismos, que contenham teor doutrinário, panfletário ou religioso.


1.3. Projeto gráfico


O projeto gráfico-editorial deverá apresentar equilíbrio entre texto principal, ilustrações, textos complementares e as várias intervenções gráficas que conduzem o leitor para dentro e para fora do texto principal. Deverá garantir condições de legibilidade do ponto de vista tipográfico quanto ao formato e tamanho da(s) fonte(s) utilizada(s); do espaçamento entre letras, palavras e linhas, do alinhamento do texto, qualidade do papel e impressão.


A biografia do(s) autor(es) deverá ser apresentada de forma a enriquecer o projeto gráfico-editorial e promover a contextualização do autor e da obra no universo literário. Igualmente, outras informações devem ter por objetivo a ampliação das possibilidades de leitura, em uma linguagem adequada ao público a que se destina, e com informações relevantes e consistentes. Não serão selecionadas obras que apresentem erros crassos de revisão e/ou impressão.


1.4. Acessibilidade


O direito de todo e qualquer cidadão de ter acesso à cultura, à informação, ao conhecimento, como pressuposto de nação desenvolvida, justa, igualitária e democrática, está assegurado pela Constituição Brasileira. No que se refere aos direitos da pessoa com deficiência ter acesso a livros em formatos acessíveis, outras Leis, Decretos e Portarias ratificam esta conquista. O Decreto nº 7559, de 1 de setembro de 2011 e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, de 2015, são os mecanismos mais atuais que regem o tema.


Assim, para garantir a disponibilidade de livros literários acessíveis, todas as obras selecionadas para compor o Vll kit de Literatura Afro-brasileira, Africana e Indígena do Ensino Fundamental e o III kit de Literatura Afro-brasileira e Indígena da Educação Infantil devem possuir pelo menos um dos formatos acessíveis indicado na Minuta de Decreto de Regulamentação da Lei do Livro – 10.753/03.


ANEXO 2


Modelo de proposta para as editoras


À Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte - SMED


Em atendimento à Portaria SMED nº 333/2019, de ___/___/2019, a Editora/Distribuidora ____________________ vem apresentar títulos para participação no Processo de Seleção de Obras Literárias do Vll kit de Literatura Afro-brasileira, Africana e Indígena do Ensino Fundamental e o III kit de Literatura Afro-brasileira, Africana e Indígena da Educação Infantil 2020, da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Declaramos que as obras entregues para análise estão em conformidade com as normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa vigente no território nacional, em vigor desde 2009, e em conformidade com as leis de acessibilidade para cada título indicado.

Declaramos ainda a concordância com o deságio de 55% sobre o preço de capa de cada livro apresentado.


Editora: _______________________________________


Item

Título do livro e ISBN

Preço de capa da versão impressa

Preço com deságio (mínimo 55%)

Formatos acessíveis


Preço de capa das versões acessíveis

Preço com deságio (mínimo 55%)








































































Anexamos as notas fiscais conforme determinado no art. 2º, § 5o, inciso III, bem como o(s) documento(s) mencionado(s) no inciso IV dos mesmos artigo e parágrafo.


Local e data: _______________________________________________ .


Assinatura do responsável pela empresa



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