DOM - Diário Oficial do Município
Terça-feira, 18 de Agosto de 2015
Ano XXI - Edição N.: 4867
Poder Legislativo
Câmara Municipal

TV DIGITAL - TV CÂMARA DE BELO HORIZONTE É REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA NO BRASIL


Comemorando 15 anos de atividades, a TV é a única emissora pública do país a operar 100% em HD


No intuito de levar informações de interesse público à população belo-horizontina e promover a cidadania, no ano em que completa 15 anos, a TV Câmara de Belo Horizonte começou a operar na frequência digital aberta, canal 61.4. O objetivo da iniciativa é ampliar a comunicação com o cidadão sobre os assuntos da cidade e mantê-lo informado sobre os atos do Legislativo. Além do acesso irrestrito e da melhor qualidade da imagem, a modalidade prevê recursos de interatividade, que propiciarão, em um futuro próximo, mais possibilidades de interação e participação popular.

A TV digital utiliza uma nova tecnologia, que aumenta a qualidade de imagem e som, impedindo a ocorrência de ruídos, interferências e “fantasmas”. A digitalização traz ainda outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade. A partir de junho do ano que vem, com o desligamento definitivo do sinal analógico no país, a programação da TV aberta estará disponível aos telespectadores somente em formato digital. Para garantir a recepção, quem ainda possuir aparelho de TV antigo ou com recepção de sinal analógico terá que adquirir um conversor e uma antena apropriada, ou trocar o televisor por um modelo novo.


Referência nacional


Alcançando toda a Região Metropolitana, a TV Câmara de Belo Horizonte é considerada referência nacional em tecnologia, sendo a única TV pública do país a operar 100% em HD. Além da resolução quase perfeita da imagem, a TV digital contém recursos de interatividade, que poderão vir a ser utilizados pelas emissoras para propiciar a interação entre telespectadores e produtores. Segundo o coordenador da TV Câmara de BH, Rodrigo Fernandes de Andrade, esses recursos serão implementados à medida que as tecnologias necessárias estiverem disponíveis aos operadores e usuários, permitindo maior feedback e interação entre as partes no processo de comunicação.


Rede Legislativa


A TV Câmara de BH é parte integrante da chamada Rede Legislativa (canal 61), resultante de acordo de cooperação entre as casas legislativas federais, estaduais e municipais. A rede agrega os canais conforme a realidade de cada local. Belo Horizonte e outras capitais, como São Paulo, Brasília, Fortaleza e Porto Alegre, já contam com a grade completa, com as quatro emissoras no ar: 61.1 TV Câmara (Federal), 61.2 TV Assembleia, 61.3 TV Senado e 61.4 TV Câmara Municipal, todas com 24 horas de programação independente.

No canal 61.4 da TV aberta digital, o telespectador belo-horizontino pode assistir às estreias e reprises dos programas Jornal da Câmara, Câmara Debate, Câmara Entrevista, BH do Bem, Ctrl+T e LadoBh, além de conteúdos produzidos por instituições parceiras, com foco no interesse público. De acordo com Rodrigo Andrade, os telespectadores também poderão acompanhar ao vivo pela TV as reuniões plenárias e audiências públicas da Casa, atualmente disponíveis apenas por meio do portal da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).

Além da TV digital aberta, a programação da TV Câmara de BH está disponível no canal 11 da TV a cabo (junto com a TV Assembleia), no portal do Legislativo Municipal na internet (www.cmbh.mg.gov.br) e em seu canal no Youtube (tvcamarabh1).


Parcerias: Amagis e PMMG


O superintendente de Comunicação Institucional da CMBH, Márcio Fagundes, vem dialogando com diferentes órgãos, no intuito de estabelecer parcerias para a produção e veiculação de conteúdos na TV Câmara de BH. Fagundes explica que a nova programação da TV Câmara pretende ampliar ainda mais a prestação de serviços e de informações úteis à população, constituindo um canal educativo e incentivador da participação do cidadão nos temas da cidade.

De acordo com o superintendente, após entendimentos com o atual presidente da Associação de Magistrados Mineiros (Amagis), Herbert Carneiro, a TV Câmara já veicula semanalmente um programa de 30 minutos, no qual o jornalista Orion Teixeira aborda assuntos jurídicos com a participação de desembargadores, juízes e outros operadores do direito.

O Legislativo Municipal também já firmou parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para a produção de conteúdos sobre segurança pública, prevenção da violência, primeiros socorros e outros temas afetos à corporação, cuja produção televisiva é incipiente. “Após conversas com o responsável pela comunicação da PM, Coronel Fabiano, e o Major Gilmar, porta-voz da bicentenária instituição, ficou acertada a veiculação de programas curtos sobre esses temas”, relata Fagundes, acrescentando que a PMMG vê com “ótimos olhos” a parceria e a possibilidade de sua extensão.


UFMG e TRT


Com a parceria entre a TV Câmara e o Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Grupo de Pesquisa Opinião Pública produzirá dois programas mensais, que debaterão os projetos de lei em tramitação na Casa. O objetivo é esclarecer a população e contribuir para a avaliação dos diversos aspectos e impactos das proposições.

Outra parceria pode ser estabelecida ainda com o Poder Judiciário. A assessoria do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-3ª Região), segundo Márcio Fagundes, já iniciou entendimentos com a Superintendência de Comunicação da Casa, com vistas a negociar a veiculação de conteúdos produzidos pelo órgão.

Fagundes também anunciou projetos para a produção de programas sobre outros temas de interesse, como literatura e economia doméstica, pela equipe da TV Câmara, além da possibilidade de novas parcerias.

versão de impressão  Voltar
.
Calendário ano de:
pesquisa
   Assunto:
   
   Critério:
   Com todas as palavras
   Com a expressão
   Com qualquer uma
     das palavras
 
   Período:
   data inicial
   data final  
.
pesquisa avançada