DOM - Diário Oficial do Município
Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2013
Ano XIX - Edição N.: 4464
Poder Executivo
Secretaria Municipal de Desenvolvimento - BELOTUR

RETIFICAÇÃO

 

Na publicação do X EDITAL DE SELEÇÃO PARA A CONCESSÃO DE SUBVENÇÃO A EVENTOS DE POTENCIAL TURÍSTICO, ocorrida no DOM de 10/12/2013, RETIFICA-SE os itens 9.2.7, 10.2 e 11.2 do edital que passam a ter as seguintes redações:

 

9.2.7 PARA EFEITO DE JULGAMENTO, OS PROJETOS INSCRITOS SERÃO AVALIADOS PELA COMISSÃO TÉCNICA DE AVALIAÇÃO CONFORME ANEXO VI – CRITÉRIOS, SENDO NECESSÁRIO OBTER A PONTUAÇÃO MÍNIMA DE 53 PONTOS PARA QUE O PROPONENTE CANDIDATO À SUBVENÇÃO SEJA HABILITADO NA PROPOSTA TÉCNICA.

 

10.2. O proponente (ou seu procurador) cujo evento não tenha sido aprovado na ETAPA 1 - PROPOSTA TÉCNICA por não ter atingido a pontuação mínima de 53 pontos,conforme item 9.2.7, terá o prazo de 02 (dois) dias úteis, contados da publicação de que trata o item 10.1, para solicitar à Comissão Técnica de Avaliação cópia do Relatório de Análise de seu projeto.

 

11.2 A partir da análise da proposta técnica feita pela Comissão Técnica de Avaliação, considerando a pontuação atingida pelo Proponente dentro da categoria em que o projeto se enquadra, o valor do auxílio financeiro concedido por projeto será calculado da seguinte forma:

 

PONTUAÇÃO MÁXIMA: 250

 

CATEGORIAS A e B

R$ 80.000,00 - Projetos que atingirem acima de 183 dos pontos disponíveis;

R$ 50.000,00 - Projetos que atingirem de 158 a 183 dos pontos disponíveis;

R$ 30.000,00 - Projetos que atingirem de 133 a 157 dos pontos disponíveis;

R$ 20.000,00 - Projetos que atingirem de 108 a 132 dos pontos disponíveis;

R$ 10.000,00 - Projetos que atingirem de 53 a 107 dos pontos disponíveis;

 

CATEGORIAS C e D

R$ 50.000,00 - Projetos que atingirem acima de 183 dos pontos disponíveis;

R$ 30.000,00 - Projetos que atingirem de 158 a 183 dos pontos disponíveis;

R$ 20.000,00 - Projetos que atingirem de 108 a 157 dos pontos disponíveis;

R$ 10.000,00 - Projetos que atingirem de 53 a 107 dos pontos disponíveis;

 

ANEXO VI – CRITÉRIOS

X EDITAL DE SELEÇÃO PARA A CONCESSÃO DE SUBVENÇÃO A EVENTOS DE POTENCIAL TURÍSTICO

Os documentos comprobatórios deverão ser entregues dentro do ENVELOPE I - PROPOSTA TÉCNICA, conforme item 7.1.2 deste edital.

 

CRITÉRIOS

COMPROVAÇÃO

PONTUAÇÃO

A - Posicionamento Estratégico

1

Consolidação da marca BH:

Regional - raio de 100 km de BH.

2

Plano de Trabalho que justifique e comprove que o destino turístico Belo Horizonte está sendo promovido em âmbito regional por meio da realização do evento.

 

Estadual.

4

Plano de Trabalho que justifique e comprove que o destino turístico Belo Horizonte está sendo promovido em âmbito estadual por meio da realização do evento.

Nacional.

6

Plano de Trabalho que justifique e comprove que o destino turístico Belo Horizonte está sendo promovido em âmbito nacional por meio da realização do evento.

Internacional.

8

Plano de Trabalho que justifique e comprove que o destino turístico Belo Horizonte está sendo promovido em âmbito internacional por meio da realização do evento.

2

Local do evento.

Plano de Trabalho que justifique e comprove que o local de realização do evento é estratégico dentro do contexto de desenvolvimento do turismo em Belo Horizonte.

6

3

Potencial do Evento.

Evento para discussão de temas específicos para o desenvolvimento do turismo.

Plano de trabalho que comprove que o Evento tem como objetivo discutir e promover assuntos relevantes para o desenvolvimento do turismo na cidade, bem como as respectivas políticas públicas e políticas de investimento e de apoio ao setor privado em relação à oferta e a demanda turística.

6

Evento de apoio à comercialização.

Plano de trabalho que comprove que o Evento tem como objetivo ações relacionadas à articulação, promoção e comercialização dos roteiros e produtos turísticos de BH.

6

Evento gerador de fluxo turístico.

Plano de trabalho que justifique e comprove a capacidade efetiva do evento em contribuir para a promoção turística de BH por meio de ampla movimentação de fluxos regionais, estaduais, nacionais e/ou internacionais de turistas em BH.

6

Evento inovador.

Plano de trabalho que justifique e comprove a capacidade efetiva do evento em contribuir para o fomento da atividade turística em Belo Horizonte por meio da promoção de produto e/ou segmento inovador com a finalidade de diversificar a oferta turística e o calendário de eventos da cidade.

6

Evento para promoção cultural e do bem-estar da comunidade local

Plano de trabalho que justifique e comprove a capacidade efetiva do evento em promover e fortalecer a comunidade local, seus saberes, o bem estar e as redes sociais que as compõem.

6

4

Evento carnavalesco?

Não.

Plano de Trabalho que justifique e comprove que o evento promove o carnaval em Belo Horizonte, diversificando e ampliando as opções de lazer para os turistas e a população local.

0

Sim.

12

B - Representatividade para o desenvolvimento turístico de BH.

1

Efeito multiplicador do evento.

Plano de trabalho que justifique e comprove a capacidade do evento de gerar impacto no desenvolvimento do mercado turístico, no seu universo de abrangência, proporcionando benefícios concretos e diretos.

12

2

Capacidade de ampliação do mercado de trabalho, geração de emprego e/ou novas ocupações.

Plano de Trabalho que justifique e comprove a capacidade.

8

3

Legado para Belo Horizonte – Incremento a oferta turística

Plano de trabalho que justifique e comprove que o evento proporciona um legado para a cidade por meio do lançamento de um novo produto ou o incremento de um atrativo ou produto turístico, proporcionando diversificação e qualificação da oferta.

8

4

Presença de turistas no evento:

Não.

Plano de Trabalho, atestados de caravanas, anúncio de pacotes ofertados por operadores, declarações de proprietários de meios de hospedagem da região onde o evento será realizado, entre outros documentos que justifique e comprove a presença e origem de turistas no evento.

0

Sim.

8

5

Incentivo ao aumento do tempo médio de permanência do turista em Belo Horizonte.

Plano de trabalho que justifique e comprove que o Evento possui ações efetivas que estimulem e incentivem a permanência do turista em Belo Horizonte por mais dias além da realização do evento.

8

C - Repercussão e Imagem - Contrapartidas

1

Tipo de Mídia contendo a aplicação das logomarcas institucionais (Belotur e PBH) e logomarca turística da cidade de Belo Horizonte.

Impresso

Item 6.1 do Plano de trabalho que comprove o tipo de Mídia de cada ação de divulgação e promoção do evento.

2

Online

2

Rádio

4

TV

6

2

Abrangência do plano de mídia que contemplará a aplicação das logomarcas institucionais (Belotur e PBH) e logomarca turística da cidade de Belo Horizonte.

Regional - raio de 100 km de BH.

2

Item 6.1 do Plano de Trabalho, contendo descrição do público a ser atingido e alcance das Ações de divulgação e promoção do evento.

 

Estadual.

4

Nacional.

6

Internacional.

8

3

Inserção das logomarcas institucionais (Belotur e PBH) e logomarca turística da cidade de Belo Horizonte em:

- Projeção na parede/teto/telões

- Pórtico de entrada

- Balcão de entrada

- Púlpito no palco

- Mesa de debate

- Backdrop

Item 6 do Plano de trabalho que apresenta o Plano de Divulgação e Mídia do evento que o proponente se compromete a inserir as logomarcas institucionais (Belotur e PBH) e logomarca turística da cidade de Belo Horizonte.

1 a 2

1

2 a 4

2

 

Acima de 4

3

 

4

Espaço e equipamento para exibição de vídeo institucional do turismo de Belo Horizonte e vídeo de programação turística e cultural, fornecido pela Belotur, durante o evento?

Não.

Item 7 do Plano de trabalho onde o proponente apresenta seu compromisso em executar essa contrapartida.

0

Sim.

4

5

Instalar blimps, contendo as logomarcas institucionais (Belotur e PBH) e logomarca turística da cidade de Belo Horizonte, em eventos ao ar livre ou onde o código da prefeitura permitir?

Não.

Item 7 do Plano de trabalho onde o proponente apresenta seu compromisso em executar essa contrapartida.

0

Sim.

4

6

Realização de pesquisa no evento, coordenada e custeada pelo proponente, com base no ANEXO VII – MODELO E ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DE PESQUISA?

Não.

 

Item 7 do Plano de trabalho onde o proponente apresenta seu compromisso em executar essa contrapartida.

0

 

Sim.

6

7

Disponibilização de espaço no evento para a Belotur realizar ações de promoção turística do destino Belo Horizonte.

Evento não possui local para estande ou instalação da Van Turística.

Item 7 do Plano de trabalho que apresenta o tipo de montagem que o proponente se compromete a disponibilizar a Belotur.

0

Montagem tipo 1.

6

Montagem tipo 2.

9

Montagem tipo 3.

12

D - Importância do Evento:

1

Porte do evento (público estimado):

Abaixo de 1.000

Plano de Trabalho que justifique e comprove o público estimado.

2

1.000 a 10.000

6

Acima de 10.000

10

2

Edições realizadas:

1ª a 3ª edição

Plano de Trabalho que justifique e comprove a quantidade de edições já realizadas do evento inscrito.

4

Acima de 3 edições

8

3

Duração do evento:

1 a 3 dias.

Plano de trabalho que justifique e comprove a duração do evento.

2

De 4 a 7 dias.

6

Acima de 7 dias.

10

4

Participação de congressistas, palestrantes, artistas e/ou esportistas de expressão/renome:

Regional - raio de 100 km de BH.

Plano de Trabalho e demais documentos que justifiquem e comprovem a presença e expressão dos congressistas, palestrantes, artistas e/ou esportistas.

1

Estadual.

3

Nacional.

4

Internacional.

6

5

Incentivo e divulgação de novos talentos locais.

Plano de trabalho que justifique e comprove a participação de novos talentos no evento, demonstrando o incentivo e divulgação dos mesmos.

2

6

Diferencial e relevância do evento.

Plano de Trabalho que justifiquem e comprovem o diferencial e relevância do evento.

12

E - Sustentabilidade e aspectos sociais do evento:

1

Gratuidade:

Não.

Descrição no Plano de Trabalho se há gratuidade ou não no evento. Serão pontuados como eventos “mistos” aqueles que possuam parte de acesso ao evento gratuito.

0

Misto.

4

Sim.

8

2

Universalização do acesso e acessibilidade do evento ao público.

Plano de trabalho que contemple estratégias objetivas e eficazes de facilitação do acesso e acessibilidade ao evento, beneficiando públicos de diversas naturezas nas diferentes áreas. Serão pontuados eventos que possuem acessibilidade para público com necessidades especiais.

4

3

Quantidade de ações que garantam aspectos da sustentabilidade do evento.

1 a 3

Item 5.2 do Plano de trabalho com especificação e comprovação de ações que garantam aspectos da sustentabilidade do evento.

1

4 a 6

2

Acima de 6

3

4

Valorização do comércio e serviços de Belo Horizonte, estimulando o crescimento e aprimoramento da mão de obra local e do mercado de eventos na cidade.

Plano de trabalho e demais documentos que comprove a utilização de mão-de-obra de associações, trabalhadores e/ou empresas de Belo Horizonte.

4

5

Contribuição em favor da política de enfrentamento ao tráfico e à exploração sexual de crianças e adolescentes no segmento do turismo.

Plano de Trabalho que contemple ações ou estratégias e conteúdo que contribua em favor da política de enfrentamento ao tráfico e à exploração sexual de crianças e adolescentes no segmento do turismo, especialmente nos termos do Programa Turismo Sustentável & Infância.

4

6

Evento chancelado pelo “Selo Evento Sustentável”, certificação emitida pelo Governo de Minas.

Projeto de Sustentabilidade encaminhado a SUBRIN, mediante protocolo geral, conforme previsto no Decreto Estadual nº 45.815/2011 e Declaração do SIATI referente à análise do Projeto

4

F - Sucesso e viabilidade do evento:

1

Empresa organizadora (proponente) do evento cadastrada no CADASTUR.

CADASTUR - O CADASTUR é o Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos, meios de hospedagem, agências, operadores, transportadoras, e demais empresas que prestam serviços à cadeia produtiva do setor de eventos. Informações para cadastramento: site oficial do Ministério do Turismo: www.turismo.gov.br.

4

2

Consistência do projeto

Plano de Trabalho contendo: clareza, objetividade e suficiência das informações contidas no projeto, que deverão expressar com nitidez o que se quer realizar; detalhamento das etapas do projeto, ações de promoção e Marketing de BH e programação do evento, que permita a visualização, passo a passo, das ações essenciais à sua execução.

12

        

 

Os demais termos permanecem inalterados.

 

Mauro Guimarães Werkema

Diretor-Presidente

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