DOM - Diário Oficial do Município
Terça-feira, 7 de Fevereiro de 2012
Ano XVIII - Edição N.: 4006
Poder Executivo
Capa

BELO HORIZONTE GANHA SUA QUINTA CICLOVIA


Belo Horizonte ganhou no sábado, dia 4, sua quinta ciclovia, que liga a avenida do Canal ao Via Shopping, na região do Barreiro. A inauguração aconteceu na avenida Afonso Vaz de Melo, em frente ao Restaurante Popular, em evento que contou com as presenças do prefeito Marcio Lacerda, do diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, de autoridades municipais e representantes de associações e de grupos de ciclistas da capital.

O prefeito Marcio Lacerda ressaltou que Belo Horizonte deve ter 120 quilômetros de ciclovias até o fim deste ano. “É um incentivo para que as pessoas percebam que a bicicleta é um meio de locomoção. Eu só ando de bicicleta”, disse Simoni Rodrigues Alves, psicóloga e membro do grupo Pedal de Salto Alto.

A Ciclovia Barreiro tem 2,20 km de extensão e 2,50 m de largura. Parte da ciclovia foi implantada no nível da calçada e parte foi segregada da pista de automóveis por separadores físicos. A ciclovia possui mão dupla de direção e sinalização horizontal na cor verde ao longo das calçadas e cor vermelha nas aproximações das interseções e pontos de conflitos, como faixas de pedestres e baias de ônibus.

Em todas as interseções foram implantadas rampas com rebaixos para ciclistas e pedestres. Além disso, toda sinalização vertical foi revitalizada. Também foram implantados cinco paraciclos, dispositivos para estacionamento de bicicletas, em frente ao Restaurante Popular do Barreiro. No projeto foram investidos cerca de R$ 400 mil.

A Ciclovia Barreiro faz parte do Pedala BH, programa de incentivo ao uso da bicicleta que está implantando uma rede de ciclovias na capital mineira. O diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor César, assinalou que o objetivo do Pedala BH é oferecer condições seguras e adequadas para a circulação de ciclistas. O programa propõe ações que abrangem, desde a definição e implantação de rotas cicloviárias e estacionamentos para bicicletas, até campanhas de educação e de segurança no trânsito.


Confira as outras ciclovias de Belo Horizonte

Via 240 – liga a ciclovia da avenida Saramenha à Estação BHBus São Gabriel. Tem 2,20 km

Savassi – Liga a avenida Professor Morais ao Centro de Especialidades Médicas. Tem 2,80 km

Américo Vespúcio – Conecta as avenidas Antônio Carlos e Carlos Luz. Tem 2 km

Boulevard Arrudas – Liga a avenida Barbacena à avenida Carijós. Tem 1,1 km


versão de impressão  Voltar
.
Calendário ano de:
pesquisa
   Assunto:
   
   Critério:
   Com todas as palavras
   Com a expressão
   Com qualquer uma
     das palavras
 
   Período:
   data inicial
   data final  
.
pesquisa avançada