DOM - Diário Oficial do Município
Tuesday, July 5, 2011
Ano XVII - Edição N.: 3860
Poder Executivo
Capa

PRIMEIRA CICLOVIA DO PEDALA BH É INAUGURADA NA REGIÃO NORTE


Até o fim do ano Belo Horizonte terá mais de 40 quilômetros de ciclovias, o que pode desafogar o trânsito e melhorar a qualidade de vida dos usuários


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, inaugurou no sábado, dia 2, a primeira Rota Cicloviária do Pedala BH, programa de incentivo ao uso da bicicleta que irá implantar seis novas ciclovias na cidade em 2011. A ciclovia da avenida Risoleta Neves liga a ciclovia da avenida Sara­menha à Estação BHBus São Gabriel, tem 2,2 quilômetros de extensão e 2,4 metros de largura. O prefeito Marcio Lacerda participou da inauguração acompanhado pelo diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor, e pelo secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Murilo Valadares.

Implantada na calçada da avenida Risoleta Neves (Via 240), na região Norte, a ciclovia opera em mão dupla. Na interseção das avenidas Risoleta Neves e Sara­menha, foi implantada sinalização semafórica específica para ciclistas, permitindo aos usuários mais segurança nas travessias.

Marcio Lacerda destacou a importância do programa Pedala BH e falou sobre a utilização da ciclovia como um instrumento de transporte. “Este programa vai ter um impacto muito importante na qualidade de vida das pessoas, além da ciclovia agir como um importante instrumento de transporte. Estamos conectando as principais estações de embarque às ciclovias para que as pessoas possam usar as bicicletas como meio de se locomover para o trabalho e para outras atividades”, disse.

Gustavo Mazoni, morador do bairro Sagrada Família, utiliza a bicicleta diariamente para ir de casa ao trabalho, no bairro Santa Efigênia, e aprova a iniciativa da PBH em construir mais ciclovias. “Além de servir como lazer, a ciclovia permite o acesso rápido e seguro a vários locais. Utilizar a bicicleta como meio de transporte não é cansativo e é mais rápido. A construção de novas ciclovias incentiva essa utilização”, afirmou.


Pedala BH

O programa Pedala BH tem como objetivo promover ou resgatar o uso da bicicleta na capital, criando facilidades para quem optar por esse meio de transporte. Os usuários poderão, por exemplo, utilizar a bicicleta em seu primeiro deslocamento até uma estação de integração, onde poderão deixá-la com segurança em um bicicletário, utilizando, em seguida, o ônibus ou o metrô para completar a sua viagem.

Ramon Victor, diretor-presidente da BHTrans, afirmou que as rotas cicloviárias do programa estão sendo planejadas e construídas dentro da melhor técnica de ciclovia do país. Para 2011 está prevista a implantação de aproximadamente 18 quilômetros de ciclovias, em seis rotas cicloviárias (confira abaixo a lista completa das ciclovias que serão inauguradas até o fim deste ano). Mais 33 quilômetros de ciclovias estão em fase de elaboração de projetos e outros 84 estão na etapa de seleção das empresas para a elaboração de projetos.

Em Belo Horizonte, existem atualmente 22 quilômetros de ciclovias, 11 deles na avenida Otacílio Negrão de Lima, na orla da Lagoa da Pampulha. Os demais trechos são os das avenidas Tereza Cristina, Andradas, Doutor Álvaro Camargo e Vilarinho, em Venda Nova.


Ciclovias do programa

Rota Risoleta Neves

Rota Savassi - Começa na rua Professor Moraes, no cruzamento com a rua Antônio de Albuquerque, segue pelas avenidas Bernardo Monteiro e Carandaí, rua Piauí e avenida do Contorno, quando irá se conectar com a Ciclovia Andradas, próximo ao Centro de Especialidades Médicas. As obras já estão em andamento.

Rota avenida Américo Vespúcio - Entre as avenidas Antônio Carlos e Carlos Luz. Implantação em andamento.

Rota Norte - Ligação da ciclovia da avenida Vilarinho à futura Estação Pampulha

Rota Leste - Liga a região Leste à rota da Savassi pela avenida dos Andradas

Rota Estação Barreiro


 

versão de impressão  Voltar
.
Calendário ano de:
pesquisa
   Assunto:
   
   Critério:
   Com todas as palavras
   Com a expressão
   Com qualquer uma
     das palavras
 
   Período:
   data inicial
   data final  
.
pesquisa avançada