DOM - Diário Oficial do Município
Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2011
Ano XVII - Edição N.: 3775
Poder Executivo
Capa

BH PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE COPA DO MUNDO EM BRASÍLIA


Membros do Comitê Orga­nizador da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 e do Ministério do Esporte, além de representantes das cidades sede da Copa, se reuniram em Brasília entre terça, dia 22, e ontem para a realização do Seminário Geral das Sedes da Copa do Mundo. O objetivo do evento foi permitir que os envolvidos discutissem e alinhassem as ações de preparação para a Copa. O seminário contou com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, entre outras autoridades. O presidente do Comitê Executivo Municipal da Copa do Mundo em Belo Horizonte, Tiago Lacerda, e o secretário estadual extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, foram os representantes de Belo Horizonte no evento.

Durante a abertura do seminário, Orlando Silva afirmou que a presidente Dilma Rousseff determinou que a Copa do Mundo 2014 é uma prioridade para o Governo Federal. O ministro contou ainda que a presidente garantiu que vai se reunir com os ministros, governadores e prefeitos em março para tratar do assunto e assegurar condições ideais para a realização da Copa. Para Tiago Lacerda, eventos como o seminário em Brasília são importantes para que haja uma uniformização dos preparativos para a Copa do Mundo. “É bom sentir que Belo Horizonte e Minas Gerais estão no caminho certo, com todas as ações e cronogramas aprovados pela Fifa e pelo Governo Federal. Isso serve de motivação para continuar o trabalho”, disse. O seminário será realizado pelo menos três vezes por ano até 2014 para uniformizar as ações e monitorar obras e operações para o Mundial.

O evento

No primeiro dia de atividades do seminário, o Ministério do Esporte apresentou o status do projeto Copa do Mundo, dividido em três ciclos, com as ações realizadas até o momento e os próximos passos. No primeiro ciclo, foram definidos os projetos de infraestrutura, que incluem 12 de estádios, 50 de mobilidade urbana e 13 de aeroportos, entre outros. O segundo ciclo, ainda em andamento, está definindo os projetos de infraestrutura de suportes e serviços. E o terceiro ciclo será de operações e serviços específicos. Ao longo da preparação, o Ministério vai monitorar todas as ações, com acompanhamento em cada sede e apoio técnico para a solução de problemas.

Na quarta-feira, o destaque do seminário foram as áreas de Transporte e Mobilidade, além de Voluntariado. Nos sete painéis do dia, os representantes das 12 cidades sede assistiram palestras e tiraram dúvidas sobre preparações para a Copa, desde necessidade de espaço para a implantação de escritório do Comitê Organizador Local até iniciativas sociais e de marketing. Na ocasião, foi explicado que a padronização das ações de transporte e trânsito, em todas as sedes, é uma das maiores preocupações da Fifa.


versão de impressão  Voltar
.
Calendário ano de:
pesquisa
   Assunto:
   
   Critério:
   Com todas as palavras
   Com a expressão
   Com qualquer uma
     das palavras
 
   Período:
   data inicial
   data final  
.
pesquisa avançada