DOM - Diário Oficial do Município
Wednesday, August 11, 2010
Ano XVI - Edição N.: 3643
Poder Executivo
Capa

MASCOTE INFANTIL NEGRA REFORÇA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL


Você conhece a Dandara? Ela chegou com toda a disposição na edição de julho do informativo “Entre Nós”, voltado ao servidor municipal, para auxiliar pessoas de todas as idades a refletirem sobre assuntos como preconceito e inclusão social. A personagem é negra, tem idade aproximada de oito anos e é mais uma iniciativa para fortalecer a Política de Promoção da Igualdade Racial, pioneira em Belo Horizonte e no país. A intenção é de que, em breve, ela esteja também na internet, em um link específico para o tema no portal da Prefeitura.

Maria das Graças Rodrigues, coordenadora municipal de Promoção da Igualdade Racial, destaca que o “Entre Nós”, cuja tiragem é de 35 mil exemplares por mês, é um veículo de grande relevância na divulgação dessa política. “Sem a contribuição dos meios de comunicação, torna-se difícil conseguir resultados satisfatórios em uma empreitada como essa, em que necessitamos da abrangência correta da mensagem”, pondera.

Nesse sentido, a coordenadora lembra que o município tem desenvolvido ações importantes e inclusivas a partir do Fórum Governamental de Promoção da Igualdade Racial. E, na sua avaliação, os microcontos de Dandara terão papel fundamental no combate ao racismo institucional, alcançando de forma decisiva o servidor. “A capital mineira saiu na frente com uma proposta articulada, cuja intenção é envolver todas as secretarias, garantindo resultados duradouros”, enfatiza. “A responsabilidade agora será compartilhada com o servidor, que efetiva a ação pública junto à comunidade, multiplicando tais valores.”

 

A personagem

Dandara tem origem a­fro-brasileira, pois foi o no­me de uma das mulheres de Ganga Zumba, primeiro líder do Quilombo dos Palmares. Da mesma forma, a personagem criada pa­ra o boletim mensal da Prefeitura é alguém muito especial porque questiona comportamentos e situações de exclusão, referentes aos quesitos raça e cor, que cotidianamente ocorrem dentro e fora do ambiente de trabalho. “Contudo, a maioria não percebe ou prefere fechar os olhos para essa realidade”, observa Maria das Graças Rodrigues. “A mudança começa quando nós nos conscientizamos a respeito do nosso papel na sociedade, respeitando o outro, não por causa do seu tom de pele, mas pelo que cada um representa como ser humano e profissional.”

Por meio de discussões semanais na Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos (Smarh) e sob a supervisão da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, os textos das histórias de Dandara ganham forma na escrita do servidor Pedro Antônio de Oliveira, jornalista e autor de livros infantis. Os desenhos ficam por conta de Clayton Ângelo, ilustrador e chargista da Assessoria de Comunicação do Município (Ascom), que já publica tirinhas no “Entre Nós” desde sua criação. “Não foi difícil obter o traço que temos hoje da personagem, pois Dandara possui uma personalidade marcante”, explica Clayton. “Por enquanto, preferimos não criar a família toda, até que o perfil de cada membro esteja bem delineado, embora a mãe dela já apareça no próximo número do jornal”, adianta.

A coordenadora do Grupo de Trabalho de Promoção da Igualdade Racial da Smarh, Edméia Corrêa Trindade, aposta no carisma da mascote. “Dandara é inteligente, engraçada e sensível, além de representar muito bem a beleza de uma garotinha negra”, descreve. “Temos certeza de que ela e sua turma irão conquistar os corações dos servidores, despertando neles o que há de melhor, incitando-os ao debate de questões até certo ponto tratadas como tabu,” completou.


versão de impressão  Voltar
.
Calendário ano de:
pesquisa
   Assunto:
   
   Critério:
   Com todas as palavras
   Com a expressão
   Com qualquer uma
     das palavras
 
   Período:
   data inicial
   data final  
.
pesquisa avançada