DOM - Diário Oficial do Município
Sábado, 5 de Junho de 2010
Ano XVI - Edição N.: 3598
Poder Executivo
Capa

FUNDAÇÃO ZOO-BOTÂNICA COMPLETA 19 ANOS NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) completa 19 anos de existência no sábado, dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente. Como parte das comemorações pelo aniversário, será entregue a Casa de Educação Ambiental, que foi totalmente reformada, incluindo a troca completa do piso e do telhado, banheiros e cozinha recuperados e nova pintura.

A Casa é equipada com auditório com capacidade para 70 pessoas, onde são realizadas exposições educativas, palestras e seminários. Além disso, abriga o Centro de Documentação, com acervo de periódicos, fitas de vídeo e livros relacionados à fauna, flora e educação ambiental para pesquisas escolares. Prepara visitas orientadas a grupos especiais (deficientes visuais, físicos e mentais) e de terceira idade. Para os educadores, oferece a visita orientada. A casa será entregue no dia 8 de junho, às 14h, na sede da fundação (avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, na Pampulha).


Lazer e cultura

Contribuir para a conservação da natureza realizando ações de educação, pesquisa e lazer, que sensibilizem as pessoas para o respeito à vida. Esta é a missão da FZB-BH, órgão da administração indireta da Prefeitura de Belo Horizonte criado em 1991 e que reúne o Jardim Zoológico, o Jardim Botânico e o Parque Ecológico da Pampulha. Segunda maior área verde pública da capital com 175 hectares, a FZB recebe anualmente mais de 1 milhão de pessoas em seus espaços. Para isso, mantém projetos educativos, científicos e culturais contribuindo para a preservação da fauna e da flora e para a formação do cidadão. Além disso, seus projetos e programas são direcionados ao desenvolvimento da pesquisa e à promoção da educação ambiental.

Os visitantes encontram no Jardim Zoológico cerca de 1.200 animais de mais de 240 espécies entre répteis, aves, anfíbios e mamíferos, representantes dos cinco continentes. Além da riqueza das espécies nacionais e exóticas, o Jardim Zoológico tem obtido êxito na reprodução de animais amea­çados de extinção.


Jardins

Inaugurado em 2008 no Zoo, o Jardim Japonês é um local de contemplação e serenidade, que traz em sua concepção a filosofia Zen de busca da naturalidade, serenidade, assimetria e simplicidade a partir da expressão essencial da natureza. Nele se encontram várias espécies de aves asiáticas como o marreco-mandarim e a tadorna-tricolor.

Já no Jardim Botânico, são mais de 3.500 espécies de plantas expostas nos sete jardins temáticos: Jardim de Folhagens, Jardim de Suculentas, Jardim de Bromélias, Jardim de Plantas Tóxicas e Medicinais, Jardim de Palmeiras, Jardim de Flores e Cores e Lago de Plantas Aquáticas. As quatro estufas implantadas, as Evolutivas, de Mata Atlântica, de Caatinga e de Campo Rupestre também abrigam espécies que merecem ser admiradas.


Parque ecológico

Inaugurado em 2004, é mais um importante espaço de lazer, pesquisa, cultura e turismo da FZB. Com uma área de 30 hectares, o parque foi construído no local antes chamado de Ilha da Ressaca, formada por um acúmulo de sedimentos que, ao longo dos anos, foram retirados do fundo da lagoa da Pampulha. No local foram plantadas três mil mudas de árvores representantes dos biomas Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Cerrado que formam o atual bosque. Em maio deste ano, o parque passou a contar com mais uma atração: o Memorial da Imigração Japonesa.


Confira a Programação de Aniversário


DIA: 8 (Terça)

ATIVIDADE: Reinau­gura­ção da Casa de Educação Am­biental. Entrega da obra, lançamento do folder de atividades edu­cativas da FZB-BH e exibição das principais ações educativas da instituição

HORÁRIO: 14h às 15h

LOCAL: Auditório da Casa de Educação Ambiental


DIA: 8 (Terça)

ATIVIDADE: Exposição: “A Zoo-Botânica vai até você”

HORÁRIO: 9h às 16h

LOCAL: A definir


DIA: 8 (Terça)

ATIVIDADE: Lançamento da “Oficina de Pesca Mirim”. Parceria com o IEF

LOCAL: Aquário


DIAS: 8 a 11 (terça a sexta)

ATIVIDADE: Oficina Filaté­lica. Parceria com os Correios. Será oferecida para escolas previamente agen­dadas

HORÁRIO: 9h às 11h

LOCAL: Auditório


DIAS: 9 a 11 (quarta a sexta)

ATIVIDADE: “Oficina de Pesca Mirim” (Somente para escolas agendadas)

HORÁRIO: Agendado

LOCAL: Aquário

 

DIAS: 12 e 13 (sábado e domingo)

ATIVIDADE: Biologia no Parque. Parceria com o DA de bio­logia da Puc Minas. Serão demonstrados animais taxi­dermizados, utilização de microscópios, oficina de colorir e outros materiais biológicos

HORÁRIO: 9h às 16h

LOCAL: Área da Lanchonete


versão de impressão  Voltar
.
Calendário ano de:
pesquisa
   Assunto:
   
   Critério:
   Com todas as palavras
   Com a expressão
   Com qualquer uma
     das palavras
 
   Período:
   data inicial
   data final  
.
pesquisa avançada